208

Setting Goals – Definindo Objectivos 17.7.17

Sharing is caring!

Chegamos a um ponto, por mais que leiamos coisas sobre o assunto, que vejamos vídeos/ youtubes, palestras, tutoriais, livros, sigamos fulano A, B ou C, invevitavelmente,… tudo/todos dizem as mesmas coisas, de uma forma diferente!! Seguimos celebridades, ouvimos o que eles têm para dizer, sempre à espera que eles digam a palavra chave, o segredo XPTO, a frase certa até que…

chegamos a um ponto em que percebemos, que aquilo que precisamos de saber para fazer algo, já o sabemos, não vale a pena procurar mais, tentar descobrir a pólvora, está à nossa frente, a vista de todos, ao alcance de todos, no entanto nem todos estão dispostos a fazer esse sacrifício!

Ticking away the moments that make up a dull day
Fritter and waste the hours in an off-hand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way

Um pouco de enquadramento do tempo vs sacrificio

Parece que doí menos se nos for consumindo lentamente, todos os dias um pouco, e só quando olhamos para trás nos apercebemos como fomos consumidos… e nesse momento é uma dor profunda, tão profunda que não se sente, nos anestesia e nos incomoda, nos frustra porque o tempo não volta atrás!

Tired of lying in the sunshine staying home to watch the rain
You are young and life is long and there is time to kill today
And then one day you find ten years have got behind you
No one told you when to run, you missed the starting gun

TIME by Pink Floyd

É no seguimento destes pensamentos que olho para trás, e analiso os meus ciclos de 10 anos, 10 anos são 1 vida, podemos viver 10 vidas numa vida, reinventarmos-nos, adaptarmo-nos, aprender novas aptidões (Skills), sabendo que no final só temos uma vida e por isso não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar esta oportunidade,  e é isso a que me proponho.

Quando tento reavaliar todos estes “Gurus”, Speakers, motivadores, img_20170206_230009_804influenciadores, todo este mundo de psicologia motivacional que tem vindo a inundar as redes sociais, uns com mais experiência, com resultados e outros que apenas replicam a informação que obtiveram sem terem experiência nem resultados.

Temos o privilégio de viver numa época de informação, de poder fazer algo a um clique do computador, poder criar negócios internacionais, só precisamos de ter dedicação, objectivos, viver atento e aprender novas aptidões, está tudo disponível e a maior parte das coisas gratuitas, por isso não há desculpas!! No Excuses!!!

Nos últimos 10 anos, muita coisa mudou na minha vida, muita realização pessoal, familiar e profissional, no entanto, um projecto que tenho vindo sempre a maturar em pensamentos, veio sempre a progredir com mais ideias, algo em que acredito e que me leva a perder horas em pensamentos e que está na altura de colocar em papel e por em prática, este projeto respeita um dos primeiros princípios – a paixão.

Os princípios básicos para ter sucesso

Temos que gostar do que fazemos, ter paixão é a única forma de superarmos os nossos obstáculos, nomeadamente o cansaço e frustração, depois de um dia de trabalho, de estar em família, deitar os filhos… o que nos apetece fazer a seguir é deitar, desligar e não pensar em mais nada, pois no dia a seguir.. é mais um dia de trabalho e temos que voltar à rotina. Aqui a paixão é fundamental, para nos levar a motivar e a superar o cansaço, saber que vamos colocar mais uma pedra e que o nosso sonho fica mais perto.

O sonho, a ambição é outro principio, temos que saber o que queremos,delinear, pensar no nosso sonho, criar a imagem dele, a sua forma, textura, cheiro, o que seja, temos que conseguir visualizar o nosso sonho, sentir e associar prazer a esse sentimento, desejar tanto que não o fazer vais nos dar um sentimento de dor, um bom processo de associação pode ser feito através da meditação ou mesmo de escrever num diário (journal system).

A associação de Dor e Prazer é um mecanismo simples e rápido de classificar as nossas acções e reacções e nos manter alerta.

A meditação é uma forma de conseguirmos materializar os nossos pensamentos de visualizar os nossos objectivos de nos manter focados, a experiência passa por todos os dias, ao final do dia antes de deitar por exemplo, ou ao acordar, concentrar 5 minutos, esvaziar a mente (mindfulness), ao “zerarmos” a nossa mente, podemos lentamente reconstruir o processo dos nossos sonhos, do prazer que no dá, de visualizar como vai ser quando alcançarmos e interiorizar, tudo passa a ter mais sentido e se calhar aquele deitar no sofá ou ver um filme até as tantas já não dá tanto prazer como os passos que vês que tens que dar para o teu sonho.

5m Journal

Escrever, desenhar e planear a estratégia é outro processo de interiorização, aqui a experiência passa por todos os dias escreveres, um diário, Journaling, todos os dias ao acordar e deitar. Acordas, planeias o teu dia, a tua agenda, pensas no teu objectivo e nos passos que podes dar nesse dia para ficares mais perto. Ao fazeres isso todos os dias, ficas com a noção quando não estás a progredir!! Se chegas ao final de uns dias e não sentes que queres escrever porque não tens nada a acrescentar, então é porque estás no modo “Dream Pause” paraste de sonhar, deixaste de estar focado.

Todos os dias escreves o teu objectivo, quando pensas em alcançar, se for um prazo muito grande, divide por várias fases e define o que tens que alcançar em cada fase e fica então sempre focado e com a sensação de progressão. Antes de sair, pratica também o conceito da “gratidão”. Nos teus 5 minutos de Journal, já organizaste a agenda, o to-do list, os objectivos e o que tens que fazer.. falta só pensares em 3 coisas que estejas grato. Este processo para além de escrito pode ser feito na fase de meditação.

Quando sais de casa, sais calmo e focado, em sentimento de correrias, tiveste o teu momento, alinhaste os esquemas e vais com um sentido positivo, pois é isso que praticar a gratidão nos traz.. começamos a focar-nos nas coisas boas e isso é o que vamos ver ao longo do dia, porque desenvolvemos esse habito todos os dias ao acordar e deitar..

No final do dia, antes de deitares, ganha outros 5 minutos e pensa nas tuas vitórias do dia, o que fizeste que fez com que ficasses mais perto do teu sonho, o que aprendeste que te tornou melhor para contigo ou para com outros. E termina com 3 coisas que te deixam grato do dia e da vida que tens.

O Corpo suporta a mente

Tens o processo mental, o habito, a rotina, mantém essa mente ávida… mas não te esqueças do corpo, mantém uma vida ativa e saudável praticando o desporto e tentando comer o melhor possível, sem exageros e fundamentalismos, todo este processo quer mental quer físico, se for feito num regime de fanatismo deixa de ter piada e acaba por te consumir de uma forma adversa.

Não te esqueças, podes mudar de planos, de estratégia, mas não

Paulo Fradique

podes desistir e mudar de sonhos! Arranja a forma de o alcançares, adapta-o se for possível, mas não deixes de sonhar e lutar pelo o que acreditas.

Setting Goals – Em resumo

Nada disto que te trago aqui é novidade, facilmente vais ver N pessoas a dizer as mesmas coisas, N vezes em vários sites, livros, filmes, youtubes, audios, desde os pioneiros até ao momento, todos dizem as mesmas coisas, mas de formas diferentes e adaptadas ao contexto sócio-económico. Se tens um sonho, simplesmente põe em prática, deixa te de desculpas e simplesmente faz!!! Justo DO it!!! DO!!!! BE!!!! Exist!!!!

E com isto para dizer que defini a minha data para alcançar parte do meu sonho, definir a data é uma forma de criar um compromisso comigo hoje e todos os dias avaliar o quão mais perto estou!

Hoje 7.2.17 deixo meu meu compromisso para dia 17.7.17 e perguntam-me porque esta data!!!!??!?!… porque sim, gostei da combinação de números e dá-me 5 meses para fazer algo!! E fica assim a minha resolução de 07 de Fevereiro de 2017!!! 

Setting Goals

Sharing is caring!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *