803

BITCOIN como Investir indirectamente

Sharing is caring!

Fui abordado por um amigo

Paulo tas por dentro de BitCoin?

e entre troca de mensagens lá expliquei como via este tipo de investimentos.

Efectivamente não posso dizer que esteja por dentro, nunca investi, já pesquisei sobre o assunto e como tudo o que é novo deixa espaço para alguma relutância e no caso de investimentos em dinheiro fica sempre em causa a segurança e a volatilidade do investimento.

Recordo-me quando andei a pesquisar sobre o tema, em 2013, o valor do BitCoin estava a 300, tinha crescido de 100 para 300, nesta altura achei o crescimento de 200% uma loucura, achei que claramente haveria de ajustar que havia muito especulação.

Depois deste chat voltei a consultar e fiquei parvo com o valor atual, estava a….

DEZ MIL

A Bit Coin em 2013 que valia 300… em 2013 agora em dez 2017 vale 10.000… um crescimento simplesmente impressionante sendo que este ano 2017 cresceu de 1.000 para 10.000.

Falando do assunto e sem muito pesquisar, a minha analise é puramente empírica. Estamos claramente sobre um crescimento louco, no entanto sendo a BitCoin uma moeda virtual, uma moeda tecnológica o seu crescimento poderá estar exponencialmente ligado ao crescimento e expetativas dos próximos anos na área da tecnologia, da realidade virtual, da inteligência artificial e  do momento da unicidade entre o homem e a máquina.

Atualmente sendo cada vez mais uma realidade, mais mecanismos de segurança estão a ser criados e acima de tudo está a haver uma tentativa de regulamentar esta realidade das Crypto Currencies, para além da Bitcoin já existem outras do género e o que no inicio era um entrave à mudança começa a ser uma realidade e muitos não querem estar fora, o que pode justificar esta loucura de crescimento.

Princípios Básico no investimento

Aqui o meu conselho fica claramente para investir como de um produto de risco se tratasse, temos aqui a possibilidade de 1 para 10 de ter sucesso, por isso diversificar é chave como em qualquer investimento de risco.

Avalia a sua carteira, considere disponibilizar apenas 5% a 10% neste tipo de investimento. Se correr bem estes 10% podem rentabilizar tanto como os outros 90%, mas se correr mal, apenas se perde 10% !.

Respeitar as regras e não ser ganancioso pode ser a diferença de “zero to hero”

Outra regra básica é avaliar a carteira, 3 em 3, ou 6 em 6 meses, consoante a voltativilidade de carteira faça o teste, quando está em risco? quanto está investido em moderado!? Imagine que a estrategia correu bem, que o que investiu em risco já representa 20% é tempo de fazer a colheita, retirar 10% de risco e aplicar em moderado! Se for o contrario, fazer igual! Consistência no processo é a chave!

Como investir em BitCoin

Certamente existem várias formas de investir em BitCoin de forma direta ou indireta.

BitCoin é uma moeda por isso comprar directamente e vender é uma questão de cambio esta é a forma simples de investir é procurar um corretor que tenha essa informação disponível e ir em frente. Também existe a possibilidade de ter uma Crypto Wallets, onde se guarda o dinheiro virtual, tipo uma pen drive, onde fica registado ali o seu dinheiro em bitcoin ou outra crypto currency. Mais uma vez sendo leigo no assunto, salta-me a duvida e as questões de segurança, investir o meu dinheiro em algo virtual, que não está regulado por um pais em concreto, não é uma moeda de um pais mas sim do mundo, é virtual e está numa pen… e se eu for assaltado por um Hacker!! Quem me vai proteger ou valer? certamente tudo isto está pensado e vai haver formas de investir em segurança.

Não querendo perder esta wake-up call do meu amigo fui ver o que o meu corretor da DeGiro oferecia e encontrei um ETF (Exchange Trade Fund) – Bitcoin XBTE Bitcoin Tracker EUR XBT Provider(ISIN SE0007525332), este fundo como podem ver na imagem replica a evolução do BITCOIN. Assim encontrei uma forma de fazer o investimento seguro sem me preocupar com assaltos!

A corretora e a empresa que constitui o fundo a XBT Provider assumem esse risco, ficam com uma comissão para o efeito.

O meu investimento

Assim por 4 euros de comissão comprei 1 unidade deste fundo a 456 euros, diversificando a minha carteira para uma potencial realidade. Aqui podem acompanhar a evolução deste fundo.

Deixo aqui o convite ao investimento, podem abrir conta na DeGiro e seguindo o meu link ficam com 20 euros de comissões.. podem comprar entre fundos, ETFS, acções entre outros, a comissões muito reduzidas, como 50 cêntemos por compras na bolsa em Portugal ou EUA. 🙂 vê aqui no Blog os investimentos já realizados #FRADIKinvest

bitcoin_degiro

Sharing is caring!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *