68

“A” NewsLetter – CATAVENTO e as dificuldades

Sharing is caring!

No seguimento de um detox de redes sociais, facilmente ficamos presos num vazio e encontramos novas formas de ocupar esse vazio. Dei por mim a ver as newsletter que recebo.

A vantagem de uma newsletter é recebermos de mão beijada no email uma atualização das últimas novidades de pessoas ou empresas que escolhemos e selecionamos. Nesse momento, dos vários conteúdos apresentados vamos ler o que nos suscitou mais interesse. No final ficamos totalmente atualizados e focamos o nosso interesse no que realmente nos interessa e podemos sempre voltar com um índice e ler ou reler algo que ficou em mente.

Decidi estudar o processo e montar um sistema de newsletter e surgem as primeiras dificuldades:

As opções

1ºSeria criar de raiz, aprender SQL e PHP, ter um servidor, investir horas e dedicação e lançar a primeira newsletter daqui a vários meses. Como acho que não é preciso reinventar a roda quando já existe fui a procura dos serviço que existem disponíveis, gratuitos e com as devidas limitações.

NOTA:  Considero que as empresas que disponibilizam os serviços, nesta era, devem os fazer com limitações para iniciados, em períodos experimentais, tendo em conta que não existe um objectivo de fazer lucro, apenas de usar a ferramenta experimental. Esta fase é muito importante para o utilizador ver se a ferramenta é útil, satisfaz as necessidades e ver o real potencial. Acredito que as empresas que dão ao início este serviço, quando o utilizador evolui e precisa de mais recursos vai de bom grado pagar o upgrade e devolver à empresa a generosidade inicial.  Até porque as dificuldades encontradas no ponto um, com estas empresas estamos a ganhar esse tempo, tempo é dinheiro e mais importante ainda, estes serviços têm que responder a questões legais de anti-spam e temos esse compliance todo por trás gratuito a trabalhar, tudo isso tem que ser valorizado.

2º Face á nota acima, optei por partir para os serviços que são disponibilizados, vi as minhas newsletter e vi os mais utilizados e iniciei as minhas tentativas de lançar a newsletter!

Tentativa 1 – Mailchimp

Não foi muito intuitivo, mas também não foi difícil, depois de configurar tudo, criar uma lista de contactos inicial, fazer a primeira newsletter na hora de enviar…. Berrou!!! Por questões de compliance a minha newsletter poderá ter conteúdos que não podem seguir!! Não percebi o que poderia ser, enviei pedido de esclarecimento e 15 dias depois nada… decidi avançar por outro caminho….

Tentativa 2 – FlashIssues

Pesquisei formas simples de usar o GMAIL para gerir o envio da newslet

catavento
CATAVENTO “A” NewsLetter

ter de uma forma simples e sem complicação, usando os meus contactos e surgiu esta app no Google Chrome.

Super rápida e intuitiva, linkei os meus contatos ao gmail, copiei o mail que tinha feito no Mailchimp (conteúdo é o que leva sempre mais tempo). Escolhi um grupo restrito de amigos, menos de 25 e enviei!! Foi rápido e fácil! Todos receberam, o layout ficou porreiro, consegui ver logo as estatísticas tudo impecável até…. ao momento que quiz enviar para mais 3 amigos!!!!  🙁 

Esta app só permite enviar gratuitamente 25 emails por mês!!!  Para mim não serve! Não tenho um objectivo profissional ou intuito de ganhar dinheiro, não tenho uma rede de contactos vasta, posso enviar 2 a 4 newsletter por mês… e algo tão residual não é permitido neste free mode!!!! vamos para a tentativa seguinte!!!

Gmail Newsletter Creator

 

 

 

 

 

 

 

TENTATIVA 3 – WordPress Plugin

Fica pendente aqui o update! Ainda vou pesquisar, configurar e testar!

 

 

 

 

Sharing is caring!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *